
O Mestre Huiracocha, como todos os nascidos antes de 1904 e.v., sendo um
cristão-gnóstico, teve dificuldades de aceitar o Capítulo III do Liber
Al vel Legis, onde é citado um expurgo das religiões do Aeon de Osíris, cuja fórmula iniciática tem por base a lenda do Deus Sacrificado. Assim nestas religiões (como o Cristianismo Ortodoxo), para se alcançar a
Grande Obra é necessário a morte do ego para a libertação do Espírito.
Mesmo contrário ao capítulo III do Livro da Lei, o Mestre Huiracocha não
aprovava a morte do ego, mas sua transformação. Para isso elaborou os
cursos de treinamento aonde este ego se voltava totalmente para a Grande
Obra. Mesmo que muitos thelemitas não percebam isso, a FRA, embora um sistema completo e independente, de caráter Rosacruciano Gnóstico é, sem dúvida, uma das melhores percepções de como podemos ir do velho ao Novo Aeon. Bem, isso se o sistema não for desfigurado por falta de entendimento ou de propósito, por seus atuais dirigentes.
Mestre Therion é o Profeta do Novo Aeon, revelador de uma nova Lei, cujo
método de Iniciação, chamado também de Grande Obra, visa a experiência
essencial do ser humano: Visão e Conversação do Sagrado Anjo Guardião.
Desta experiência mística única, podemos dizer que ela se realiza quando,
alegoricamente, dizemos: "Os Céus se uniram à Terra; as Trevas se
fundiram à Luz; o Noivo encontrou sua Amada, Alma Gêmea de sua Alma; eis
o Casamento Alquímico, eis a Pedra Filosofal". Sem dúvida, este também
foi a ideia do Mestre Huiracocha, explanada em sua linguagem
rosacruciana e gnóstica, cujo elo é a Lei de Thelema, pois, seja o Mestre Therion
ou Mestre Huiracocha, a Verdadeira Vontade é a Vontade Divina em nós.
Deste modo, a Lei de Thelema é vista como uma parte dos ensinamentos da
FRA. O Mestre aplicou os princípios da Lei em sua exposição sobre os
ensinamentos rosa-cruzes, porém considerou que necessitavam de uma
"salvaguarda moral". Assim, adotou o axioma "Faze o que tu queres, mas
sabe que darás conta de teus atos".
É incrível como muitos membros da FRA, não entendendo Crowley e sua Obra, tendo por base os comentários de críticos mordazes, recusam-se a perceber ou desconhecem que os Rituais dos Graus I e II são paráfrases adaptadas dos Capítulos I e II de Liber Al vel Legis, \um Sagrado Livro que mereceria ser estudado por cada membro da FRA, sem nenhum obstáculo. Seria de grande valia para um melhor entendimento dos rituais, pois trocados os trechos parafraseados, algumas verdades se tornam evidentes. Em nada alteraria a visão de Mestre Huiracocha, mas dariam aos membros uma nova visão. Sempre uso o exemplo: "Qual a metade de dois mais dois?" A maioria responde wue é dois e montam a fórmula matemática (2+2)/2=2, Mas se montarmos a expressao 2/2 +2 o resultado é 3, correto?". Perceberam ou n ão?
É incrível como muitos membros da FRA, não entendendo Crowley e sua Obra, tendo por base os comentários de críticos mordazes, recusam-se a perceber ou desconhecem que os Rituais dos Graus I e II são paráfrases adaptadas dos Capítulos I e II de Liber Al vel Legis, \um Sagrado Livro que mereceria ser estudado por cada membro da FRA, sem nenhum obstáculo. Seria de grande valia para um melhor entendimento dos rituais, pois trocados os trechos parafraseados, algumas verdades se tornam evidentes. Em nada alteraria a visão de Mestre Huiracocha, mas dariam aos membros uma nova visão. Sempre uso o exemplo: "Qual a metade de dois mais dois?" A maioria responde wue é dois e montam a fórmula matemática (2+2)/2=2, Mas se montarmos a expressao 2/2 +2 o resultado é 3, correto?". Perceberam ou n ão?
Assim, tire Thelema da FRA e mutilará o sistema desenvolvido pelo Mestre
Huiracocha. Tire Thelema da FRA e cristalizar-se-á o Caminho e já não
mais haverá referência ascensional, mas aquela do repetitivo círculo. A
FRA é um profundo caminho. A obra do Dr. Krumm-Heller é um legado para o
mundo, ele um verdadeiro iniciado e Mestre, um Rosa-Cruz.